segunda-feira, 26 de abril de 2010

Visita a insrituição Ajuda de Mãe (19.04.2010)

Foi no dia 19 de Abril de 2010 que nos deslocamos à instituição “Ajuda de Mãe” que se situa no Arco Carvalhão. Fomos recebidas por um elemento da “Ajuda de Mãe”, a Dra. Madalena Teixeira, que tinha estabelecido contacto com o nosso grupo através de e-mail. Após uma breve conversa com a mesma, esta reencaminhou-nos para uma pequena sala onde fomos esclarecidos sobre o funcionamento da instituição e os seus objectivos pela Dra. Patrícia Bordalo. O objectivo do grupo ao fazer a visita a esta instituição é essencialmente conhecer um pouco de uma realidade diferente da nossa e a aquisição de novas informações essenciais ao tema de trabalho. Aqui ficam algumas recordações desta visita
Fig.1 Entrada da instituição.
Fig.2 Secretaria.
Local onde se resolvem os assuntos administrativos da instituição.

Fig.3 Recreio
Local onde mães e filhos se podem juntar no intervalo das actividades a realizar no interior da instituição.



Fig.4 Identificação das residências
A instituição tem três residências para as mães mais necessitadas. Esta instituição acolhe não só adolescentes mas mulheres de qualquer idade. Existem duas residências em Entrecampos e uma em Paço de Arcos. As mães fazem uma vida normal com os seus filhos: de manhã fazem a sua higiene e a dos seus filhos, deixam as camas feitas, deixam os filhos na creche e vão para a escola, para o trabalho ou para os ateliers da instituição, consoante os casos, ao fim do dia vão buscar os seus filhos, em casa brincam com eles, falam, dão-lhes banho, fazem o jantar e arrumam o quarto depois de os deitar. Em suma, uma vida perfeitamente normal.




Fig.5 Sala dos computadores
Local onde as mães se reúnem, onde podem aproveitar o tempo livre e, onde algumas concluem a escolaridade obrigatória por vezes. As mães têm aulas on-line dentro da instituição e têm o apoio de uma professora presente nas instalações.



Fig.6 Gabinete de Psicologia
As mães ao entrarem em contacto com a instituição e exporem as suas necessidades são encaminhadas para locais onde os seus problemas podem ser resolvidos. Muitas das mães são encaminhadas para o Gabinete de Psicologia onde podem expor os seus problemas e ser ajudadas consoante as situações.


Fig.7 Sala de armazenamento de roupa de crianças

Fig.8 Sala de armazenamento de enxovais

Fig.9 Sala de armazenamento de materiais para venda

Fig.10 Sala de actividades lúdicas para as crianças

Fig.11 Sala dos bebés
Na entrada da sala dos bebés encontram-se os cuidados a ter para entrar.

Fig.12 Interior da sala dos bebés

Neste espaço, podem encontrar-se duas salas, uma das quais um berçário.

Fig.13 Refeitório

Local onde se efectuam as refeições

Fig.14 À saída de instituição

Fig.15 À saída de instituição

Sem comentários:

Enviar um comentário